Home        Breve histórico da Instituição

        Somos uma associação beneficente sem fins lucrativos, inspirada na caridade e no amor ao próximo. Nossa sede é própria e está situada na Rua Antônio Vieira, nº 472, Bairro da Luz, Nova Iguaçu/RJ. Somos cadastrados no CNPJ sob o nº 30.845.432/0001-64.

         No início, nossa atividade estava voltada para a assistência espiritual e material da denominada "população de rua". Por conta disso fazíamos o que denominávamos "rondas", que consistiam em sairmos em caravana, pelas ruas da nossa cidade, levando a esses irmãos desafortunados a mensagem alentadora do Evangelho de Jesus e o sustento material (alimentos, roupas, agasalhos, higiêne pessoal, curativos, remédios, etc.); no entanto, em razão da grande quantidade de pessoas em situação de extrema penúria, sentimos a necessidade de expandir o nosso trabalho, daí a construção do Abrigo, que foi, então, denominado "Casa de Repouso Irmã Scheilla", em homenagem à Mentora espiritual da atividade de assitência da Casa; em seguida, em reconhecimento à dedicação do falecido companheiro Jorge Eduardo Matilha de Oliveira, um de seus fundadores, foi denominado "Abrigo Jorge Mantilha". Atualmente, por consenso dos diretores, houve o entendimento de que era mais adequado que o Abrigo tivesse o mesmo nome da Instituição mantenedora, razão por que, hoje, tem o nome de "Abrigo Luz de Escol".

 

        Em 1991, a nossa tarefa assistêncial consistia, como já mencionado, em levar alimentos, remédios e agasalhos para os pobres nas ruas, aos quais atendíamos também com curativos, cortes de cabelo e barba.

        Em 1996, passamos a acolher -- já como internos -- portadores de doenças crônicas, deficientes físicos e dependentes químicos. Começamos com poucos leitos e fomos, passo-a-passo, aumentando a nossa capacidade de atendimento.
 

        Atualmente abrigamos idosos de ambos os sexos, em regime de moradia permanete, enfermos (com doenças crônicas), deficientes físicos, todos em situação vulnerebilidade social, a quem dedicamos cuidados diários (24 horas por dia) com cinco refeições, higienização, cuidados médicos odontológicos, fisioterápicos, psicológicos, de enfermagem, de cuidadores e de assistência social. Todos necessitam de medicamentos de uso continuado, e a grande maioria utiliza fraldas geriatricas descartáveis. Atendemos, atualmente a 63 (sessenta e três) abrigados.

       Todas as nossas atividades são sistematicamente monitoradas pelo Ministério Público, Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e demais órgãos competentes. Não recebemos nenhuma subvenção oficial.